. Livros

Ombudsman/Ouvidores:Transparência mediação e cidadania

Autores: Fátima Vilanova e Profa. Adísia Sá e Roberto Maciel. Foi lançado em 4 de fevereiro último o livro "Ombudsman/Ouvidores:Transparência mediação e cidadania", durante a posse da nova diretoria da ABO-CE. Os artigos tratam de ouvidoria no Ceará, no Brasil e no mundo, em jornal, poder judiciário, saúde, universidades, ensino básico, OAB, administração fazendária, além de entrevistas e depoimentos com ouvidores e
ex-ouvidores. O livro foi organizado pelas ex-pres. da ABO-CE Fátima Vilanova e Profa. Adísia Sá e Roberto Maciel. A aquisição pode ser feita junto à Fundação Demócrito Rocha (Edições Demócrito Rocha), no seguinte endereço e telefones: Av. Aguanambi, 282 - Fortaleza-Ce. Tel. (85) 255-6176/6256/6009

 

O Ombudsman e o leitor

Autor: Jairo Faria Mendes. O livro "O ombudsman e o leitor", descreve e analisa o trabalho do ombudsman nos meios de comunicação. Os interessados em adquir o livro, que custa R$ 15,00 podem enviar e-mail para jmendes@netcetera.com.br. Ele expõe a importância do ombudsman na democratização dos meios de comunicação. A obra resulta de pesquisa de mais de cinco anos no mestrado de comunicação e cultura pela UFRJ. O autor conclui que a mídia brasileira teme a implantação da função, por isso o número reduzido de empresas que adotaram e mantiveram a função.

 

Livro conta a vida de Vera Giangrande

Autor: Alexandre Volpi

O livro "Na Trilha da Excelência - Uma Lição de Relações Públicas e Encantamento de Clientes, traz os conceitos e as conquistas de uma das mais respeitadas profissionais das áreas de comunicação e atendimento ao cliente.

Vera Giangrande é uma referência nas áreas de relações públicas e ombudsman no Brasil. Para contar seus 40 anos trajetória profissional, o jornalista Alexandre Volpi escreveu o livro Na Trilha da Excelência - Uma Lição de Relações Públicas e Encantamento de Clientes (Negócios Editora), que foi lançado dia 11 de julho na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos. Falecida em agosto de 2000, aos 69 anos, Vera foi pioneira no cargo de ombudsman e exerceu esta função por sete anos consecutivos no Grupo Pão de Açúcar.

O livro faz uma mistura muito atraente das diversas facetas profissionais de Vera Giangrande. O autor relata cases de marketing de relacionamento, atendimento ao cliente, transcrições de palestras, histórias de bastidores e detalhes da visão crítica da profissional. Outro destaque de Na Trilha da Excelência é a caminhada de Vera no concorrido e masculinizado mercado de trabalho. Formada em biblioteconomia, ela iniciou sua carreira de relações públicas na agência J. Walter Thompson em 1960. Em pouco tempo, ganhou destaque no departamento e despertou o interesse de outras empresas, entre elas a Squibb, onde ganhou o título de primeira mulher a ocupar o cargo de gerente de RP na indústria farmacêutica mundial.

Nos seus últimos sete anos de vida, Vera aceitou o desafio de ser a primeira ombudsman do Brasil. Como representante do consumidor no Grupo Pão de Açúcar, ela implantou um padrão de atendimento que privilegia o contato pessoal e o respeito aos direitos do cliente. “Vera foi uma verdadeira revolução”, diz Ana Maria Diniz, vice-presidente de Operações do Grupo Pão de Açúcar. Com sua atuação pró-ativa, Vera cativou os consumidores e contagiou o público interno do Pão de Açúcar com sua cultura da excelência no atendimento. “Se havia uma unanimidade no Pão de Açúcar, era Vera Giangrande”, declara Abilio Diniz, presidente do grupo.

A realização de Na Trilha da Excelência tem o apoio do Grupo Pão de Açúcar e do Provar (Programa de Administração de Varejo). “A leitura deste livro certamente inspirará as pessoas, principalmente as novas gerações, no caminho da construção de uma sociedade norteada por padrões eticamente mais elevados”, diz Claudio Felisoni de Angelo, professor da FEA/USP e coordenador do Provar. O lançamento do livro tem apoio da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).

 

A Ouvidoria no Brasil