report

Ouvidoria divulga relatório de atividades de 2015

Mais de 350 demandas foram recebidas pelo departamento entre os meses de janeiro e dezembro.  Reclamações correspondem à maioria das manifestações

Texto: Denise Ribeiro

A Ouvidoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) disponibilizou nesta terça-feira, 19 de janeiro, o relatório anual de atividades referente ao ano de 2015. Os dados podem ser acessados através do site www.ouvidoria.ufg.br. No total, foram registradas 353 demandas sendo 217 reclamações, 81 pedidos de informação, 44 denúncias, 9 solicitações e 2 elogios. O número geral é cerca de 46,5% menor do que o registrado em 2014. "A redução pode ser atribuída à consolidação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), ao trabalho desenvolvido pela Assessoria de Comunicação/UFG na divulgação das informações e, também, ao período em que servidores técnico-administrativos e docentes estiveram em greve", explica a coordenadora da Ouvidoria, Ana Cristina Silva.

De acordo com a ouvidora, o percentual de reclamações vem crescendo ao longo dos últimos três anos, o que representa uma mudança de comportamento no padrão das demandas apresentadas à Ouvidoria da UFG, uma vez que, até 2012, havia maior predominância de demandas de solicitações e pedidos de informação. Os principais assuntos reclamados em 2015 foram: acadêmicos, como falta de professores, conflitos na relação professor/aluno e dificuldades com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA); infraestrutura, a exemplo de manutenções de aparelhos e iluminação, e processos seletivos.

Estudantes são a maioria do público que recorreu à Ouvidoria em 2015, responsáveis por 54% dos registros, seguidos pelo público externo (24%) servidores docentes (10%) e técnico-administrativos (9%). Há, ainda, um percentual de 3% do total em que não foi possível definir o tipo de público.

O contato com a Ouvidoria da UFG pode ser feito via e-mail (ouvidoria.reitoria@ufg.br); através do telefone (62) 3251-1149; pessoalmente no prédio da Reitoria, 1º andar; por meio do site da Ouvidoria e, também, através do sistema eletrônico e-OUV, da Controladoria Geral da União (https://sistema.ouvidorias.gov.br). Para encaminhamento da demanda é necessário que o interessado formalize, por escrito, sua manifestação, sendo assegurado o sigilo da sua identidade, desde que solicitado.

Sobre a Ouvidoria

Por meio da Ouvidoria, qualquer pessoa, seja membro da comunidade universitária ou público externo, pode encaminhar suas demandas relacionadas a denúncias, elogios, reclamações, sugestões e informações, no âmbito da UFG. Por se tratar de um mecanismo de participação social, a Ouvidoria busca favorecer o exercício da cidadania, além de estimular o fortalecimento das relações interpessoais na mediação de conflitos, a transparência da gestão universitária e sua integração com a sociedade.

• Telefone: (62) 3521-1149
  • Pessoalmente: dirigir-se à sala da Ouvidoria, no Campus Samambaia, Prédio da Reitoria, em Goiânia.
  • Formulário: impresso ou eletrônico, disponível na internet: www.ouvidoria.ufg.br.
  • E-mail: ouvidoria.reitoria@ufg.br
  • e-OUV: http://sistema.ouvidorias.gov.br

Clique aqui e acesse o relatório completo.

Categories: relatorio Transparência