. Atuação
Atuação
O Ouvidor atua na UFG defendendo os direitos e interesses gerais da sociedade e potenciais da Instituição, recebendo, avaliando, encaminhando e buscando soluções para as denúncias, reclamações, sugestões, opiniões, perguntas e elogios, bem como aprimorando o relacionamento desta com a sociedade em geral.
Cuidados que o ouvidor deve ter
Na maioria das vezes as dificuldades encontradas por uma unidade de ouvidoria pública estão localizadas dentro da própria instituição. A burocracia e a lentidão no atendimento às suas solicitações são elementos cruciais para atrapalhar seu desempenho, principalmente se as demais áreas se sentirem ameaçadas e acharem que a ouvidoria, no futuro, possa se transformar em um centro de poder.
Para que isso não venha acontecer é necessário, em primeiro lugar, que haja uma sensibilização dos dirigentes e servidores no sentido de mostrar a importância do trabalho da ouvidoria, e que ela não veio para atrapalhar trabalho de nenhum dos dirigentes das unidades e órgãos da UFG e sim para ajudar no equacionamento de problemas existentes ou que venham a existir.
O que a Ouvidoria deve fazer
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receber reclamações, elogios, comentários e sugestões dos usuários, interpretá-las e buscar suluções para o caso, visando o aprimoramento do processo de prestação do serviço público;
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representar os interesses do cidadão na UFG;
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contribuir para o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados;
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buscar a satisfação do cidadão que utiliza os serviços da UFG;
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informar adequadamente ao Reitor sobre os indicativos de satisfação dos usuários;
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funcionar como instrumento de interação entre a UFG e o ambiente externo;
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propor suluções gerenciais visando a satisfação da coletividade;
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divulgar relatório para o Reitor e à coletividade acerca do desempenho da instituição.
O que a ouvidoria não deve fazer
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apurar denúncias de irregularidades e infrações (disciplinares e processo administrativo), ou realizar auditorias;
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desempenhar ações de assistencialismo e paternalismo;
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imediatismo (resolução apenas do caso apresentado);
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atuar como central de atendimento.
O que constará nos Relatórios encaminhados ao Reitor da UFG
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Quantidades de manifestações, por espécies (reclamações, elogios, comentários e sugestões);
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Proporções verificadas quanto aos assuntos, unidades, órgãos, localidades, e outros;
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Percentuais de atendimento;
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Níveis de satisfação com os serviços da UFG;
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Elaborar pesquisas de opinião sobre a atuação da UFG e da ouvidoria;
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Identificar índices representativos;
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Identificar necessidades do Reitor (o que ele precisa e deseja saber);
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A mudança de gestão ocorrida a partir da atuação da ouvidoria.
Participação do Ouvidor da UFG nos Conselhos Consultivos e Deliberativos Centrais
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Papel de aconselhamento, com direito a voto;
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Reconhecimento, pelos órgãos gestores da UFG, da importância do usuário na determinação dos objetivos da UFG e nas realizações da administração pública.