Como enviar minhas manifestações? Acompanhe na plataforma Fala.BR os caminhos para abrir suas manifestações: a) Para falar com a ouvidoria, você deve fazer uma manifestação, pelo endereço falabr.cgu.gov.br. Você pode criar um cadastro ou usar seu login Gov.br. Suas informações serão preservadas e só serão acessadas internamente. Tipos de manifestação: DENÚNCIA: Se você quer comunicar a ocorrência de um ato ilícito ou uma irregularidade praticada contra a administração pública. Também pode ser usada para denunciar uma violação aos direitos humanos. Em alguns casos, a sua manifestação não será classificada como uma denúncia e sim uma solicitação. Por exemplo, se faltam remédios em um hospital público, você poderá fazer uma solicitação para que o órgão tome uma providência. Então, não se trata de uma denúncia. RECLAMAÇÃO: Se você quer demonstrar a sua insatisfação com um serviço público. Você pode fazer críticas, relatar ineficiência. Também se aplica aos casos de omissão. Por exemplo, você procurou um atendimento ou serviço, e não teve resposta. SOLICITAÇÃO: Se você espera um atendimento ou a prestação de um serviço. Pode ser algo material, como receber um medicamento, ou a ação do órgão em uma situação específica. Por exemplo, se alimentos fora da validade estiverem à venda, você pode solicitar que um órgão público faça uma fiscalização. SUGESTÃO: Se você tiver uma ideia, ou proposta de melhoria dos serviços públicos. ELOGIO: Se você foi bem atendimento e está satisfeito com o atendimento, e / ou com o serviço que foi prestado. SIMPLIFIQUE: Se você acha a prestação de um serviço público muito burocrática, poderá apresentar solicitação de simplificação, por meio de formulário próprio, denominado Simplifique! PEDIDO DE ACESSO À INFORMAÇÃO: Se você quer ter acesso à informação pública. b) Consulte sua manifestação Se você já fez uma manifestação e guardou o número de protocolo, pode acompanhar o andamento. Para isso, clique em “Consulte sua manifestação”. Se você tem um perfil no sistema, clique em “Já sou cadastrado” para fazer login, e poderá visualizar todo seu histórico de manifestações enviadas. O que você quer fazer? Acesso à Informação Solicite acesso a informações públicas Denúncia Comunique um ato ilícito praticado contra a administração pública Elogio Expresse se você está satisfeito com um atendimento público Reclamação Manifeste sua insatisfação com um serviço público Simplifique Sugira alguma ideia para desburocratizar o serviço público Solicitação Peça um atendimento ou uma prestação de serviço Sugestão Envie uma ideia ou proposta de melhoria dos serviços públicos Consulte sua manifestação Perguntas frequentes Fonte: falabr.cgu.gov.br Listar Todas Voltar